quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Depressão

A depressão é uma coisa que muitos de nós "jovens" passamos pelo menos uma vez na nossa vida. E falo com experiência própria porque eu já passei por tal, acreditem. A depressão pode acontecer devido a vários factos como por exemplo problemas em casa, ou até mesmo problemas que possamos ter no nosso dia-a-dia. Vou deixar aqui bem claro uma história baseada em factos reais, espero que gostem!

Um rapaz chamado André têm 17 anos e ao que tudo aparenta o jovem é normal e não têm problemas nenhuns nem mesmo uma depressão, mas será isso assim?!
Uma vez na escola, o André depara-se com um problema que é não ter motivação para trabalhar e até mesmo viver, o André decide então faltar ás aulas e entrar na má vida, será esse o bom caminho?
Passado dias o André recebe a noticia que está quase chumbado por faltas e que o melhor era começar a consultar um médico porque todos sabiam que André não andava bem, não era o mesmo rapaz alegre e feliz, todos perguntavam o que se passa com ele mas... dizia sempre que não se passava nada, e tentava sempre afastar-se dos seus amigos ou as pessoas que gostavam dele. A mãe de André tentou falar com ele e perceber o que se passava, mas ele sempre dando para trás para sua mãe que tanto gostava dele. Ele basicamente desistiu da vida, e querem saber o porquê?
Basicamente isto começou quando André perdeu o seu Pai, ele sente a falta de um homem em casa e como não têm essa "peça" importante na sua vida é normal que André ande mal... Mas será só isso? Hum...
André faltava ás aulas para estar com os seus "amigos" a beber, a fumar etc.. Começou a entrar na má vida, por maus caminhos, estava-se a perder aos poucos e poucos mesmo sem ele sabendo, ou notando.
Um dia André acorda, desloca-se para a escola e vai para a aula pela primeira vez naquela semana, senta-se e fica a pensar na vida e sem vontade nenhuma para nada, a professora vai ter com ele e disse que para ele tirar as coisas e começar a trabalhar ou então para sair, o André apenas levanta-se e sai. Vai de novo para onde não deve e nesse mesmo dia vai para um local onde pensa em suicidar-se porque a sua vida não fazia mais sentido, dizia ele. Tinha perdido as pessoas que mais gostava, e foi culpa dele. Ele sabe disso!
André acaba-se assim mesmo por suicidar sem pensar duas vezes, mas antes de se matar André escreveu uma carta e deixou em cima da cama dele:

A carta dizia: "Se estás a ler isto significa que provavelmente devo estar morto, e querem mesmo saber porquê? Eu sofria de bullying, não tinha Pai, não tinha amigos verdadeiros porque perdi todos, basicamente a minha vida estava uma merda*. Não aguentava mais por tudo o que passei, e vocês vão perceber o porquê de eu ter feito o que fiz, sei que me amas Mãe e que fizeste o teu papel da melhor maneira que conseguiste, e acredita que conseguiste! Foi meu o erro, ou talvez do Pai, porque nos abandonou e isso fez de mim um rapaz diferente, não chores, não percas a tua vida como eu perdi, segue em frente e luta sempre por aquilo que queres, és forte! Amo-te e obrigado por tudo o que fizeste por mim, manda um beijo ao resto." Escreveu assim o jovem André já de 18 anos, ou seja, suicidou-se no seu dia de aniversário!

É triste? Sim, na verdade é muito triste. Mas a depressão é mesmo isto que causa, a destruição da nossa vida, e se sentirem que não andam bem lembra-te desta história e vai procurar ajuda.



Diogo China


5 comentários:

  1. Adoro os teus textos, parabéns continua assim.
    Este tocou-me mesmo, sei bem o que é passar por uma depressão mas felizmente consegui cura-la antes de chegar ao suicídio..
    Parabéns mesmo, escreves muito bem :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas palavras, eu também passei por uma. Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Mas quem passa por esse "inferno" fica com um conhecimento profundo acerca dos outros e da vida! Não é Diogo?

    ResponderEliminar
  4. A depressão é realmente uma doença que pode levar e extremos.
    Bom texto Diogo. Continua
    Beijinhos para ti e para a mamã.
    Alice

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelas palavras malta! Espero que continuem a partilhar pelas redes sociais e amigos!

    Abraço

    ResponderEliminar